segunda-feira, 16 de abril de 2007

Google compra a DoubleClick e fica ainda mais forte no mercado de publicidade



Atenção publicitários, marketeiros e anunciantes: o Google está reforçando a musculatura para entrar pesado e dividir a história do mercado publicitário ao meio. A Advertising Age (leia o artigo aqui, em inglês) anuncia hoje que o serviço de busca acaba de adquirir a empresa DoubleClick, especializada em assessorar anunciantes e donos de páginas em mídia da Internet.

Quem lê este blog vai poder juntar as duas coisas para entender melhor o movimento. O Google já havia anunciado uma experiência com a TV por satélite Echostar em que os anunciantes poderão acompanhar a audiência segundo a segundo, permitindo criar um leilão de espaço publicitário semelhante ao leilão de ações na Bolsa de Valores. Ao mesmo tempo, uma outra empresa anunciava o lançamento de uma bolsa de anúncios para vender publicidade na Internet. O nome da empresa? Sim, exatamente a DoubleClick que o Google acaba de comprar.

O valor pago pela DoubleClick chocou até mesmo o experiente pessoal do Sillicon Valley, segundo a AdAge, já que é cerca de 10 vezes maior que o lucro da empresa, que era avaliada em 2 bilhões de dólares. O Google teria topado pagar 1 bilhão e 100 milhões de dólares a mais (um número assim tem que vir por extenso) para manter a DoubleClick longe do alcance da Microsoft, que também queria abocanhar a companhia. Opinião deste blogueiro:
1) O Google quer fortalecer a sua posição na publicidade customizada, onde o anunciante pode acompanhar o desempenho do anúncio segundo a segundo.
2) Depois de consolidar isso na Internet, o Google vai levar a idéia para a publicidade tradicional.

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