domingo, 1 de abril de 2007

10 Novas Regras Para Construir Sua Marca


O branding guru Simon Williams tem dez dicas fresquinhas para você construir sua marca na sociedade conectada. Para ver o artigo original clique aqui Para ler em português, correndo o risco de ser submetido às sempre suspeitas contribuições e adaptações do autor deste blog, veja abaixo:

As 10 Novas Regras do Branding
1)Marca boa é aquela que influencia a cultura. A cultura é o novo catalisador do crescimento.
Exemplos: Google, que mudou mudou o jeito de usar a Web. Nike , que virou sinônimo de esporte.
2) Uma marca tem que ter opinião mesmo que você não concorde com ela.
 O Estadão sempre foi um jornal conservador. Você pode ser diferente, mas sabe exatamente o que esperar dele.
3) O consumidor quer sentir que está no comando. Os consumidores de hoje querem dar opiniões. Por isso muitas marcas estão buscando trabalhar com conteúdo gerado por seus clientes. Veja Converse, o site da All Star, com comerciais criados por consumidores.
4) Customização. Os consumidores querendo alguma coisa que seja só deles e não . produzido em massa para todo mundo. No site do iTunes, ao invés de comprar um CD pronto, os consumidores escolhem as músicas que querem e poem em seus iPods. Na Starbucks, escolhem seus blends de café preferidos e, neste site da Nike, podem desenhar seu tênis online.
5) Menos transação, mais experiência. O negócio não é só consumidor quer comprar menos e viver mais. Para vender é preciso construir uma experiência memorável e envolvente. Centauro construiu uma loja com pista de corrida, quadra e trocou vendedores por esportistas. Starbucks, ao invés de vender café, vende todo o ambiente do café.
6) Fuja da poluição visual do ponto de venda. Corredores de supermercados sempre estão abarrotados de coisas e informações. Saia dessa paisagem poluída com um visual limpo e claro.
7) Você é tão bom quanto o seu ponto mais fraco. Seja ético. Numa sociedade vigiada em rede não dá para esconder nada. O que é ruim cola fácil e não descola com facilidade. Wal-Mart e Nike que o digam.
8) Defenda uma causa. Qual é a sua contribuição para o mundo?
O planeta vive uma situação difícil com aquecimento global, injustiças sociais, etc, e as pessoas esperam que as empresas façam alguma coisa. Veja Timberland, Natura e Banco Real, com seu Fundo Ethical entre outros.
9) Pulsação, ritmo e paixão. Você já fez o teste ergométrico da sua empresa? Empresas também precisam de fôlego, resistência e agilidade para mudar. Veja o Google, a Apple.
10) Inovação: invente, tente, faça o consumidor se sentir diferente. Você já viu quantas novidades surgiram nos últimos anos? Você já viu quantas fortunas foram geradas por elas em muitíssimo pouco tempo?

Sem comentários:

Enviar um comentário