sexta-feira, 13 de abril de 2007

Diet Coke e Mentos explodem (literalmente) na Internet


Por essa o inventor da Coca Cola não esperava. O xarope que ele criou como remédio, e que depois ganhou o mundo como refrigerante, virou... experiência de cientista maluco. Dois malucos profissionais, da empresa de entretenimento eepybird.com criaram um vídeo mostrando como, misturando Diet Coke com Mentos, cria-se uma mistura explosiva. E o que explodiram mesmo foram as vendas de Diet Coke e Mentos motivadas por pessoas que queriam não saborear os produtos, mas simplesmente se divertir vendo a mistura explodir ou, como no filme dos malucos, jorrar de garrafas.

Stephen Voltz e Fritz Grobe, os "cientistas malucos" do experimento são algundos dos mais famosos personagens da Web 2.0, a era do conteúdo gerado pelo usuário. A tal ponto que viraram capa da Advertising Age, o alcorão dos fundamentalistas da Madison Avenue. Veja aqui trechos da entrevista que Brad Berens, da imedia connection, fez com eles. É uma aula de como fazer marketing (viral ou não) nesse começo do Século 21.
Fritz Grobe:
As marcas agora estão procurando por essas oportunidades de marketing viral. Se você não pode oferecer uma idéia autêntica que realmente vem do seu coração e da sua mente, não vai ser nada diferente da publicidade convencional. E tão logo as pessoas percebam o seu video como “apenas propaganda”, vai sair fora. Eles não vão passar adiante para os seus amigos e não vão iniciar aquela tão importante disseminação viral.
Novamente, a palavra chave é autenticidade. Wall-Mart e outros se viram em maus lençóis ao tentar esconder seu envolvimento em projetos online. Eu acho que isso vem de uma equivocada necessidade de controlar tudo. Você não pode controlar como algo viral se espalha. Você tem que relaxar, pegar leve e ser completamente honesto.

Stephen Voltz: Eu concordo totalmente com o Fritz.
Em material de erros a se evitar, eu acho que o maior perigo de todos é fazer algo que pareça um commercial. Evite como se fosse uma praga qualquer coisa parecida com um commercial típico como packshots de produto e logotipos. Não há necessidade de esconder o que você está usando – na verdade isso deve ficar muito claro - mas no minuto em que a peça fica parecida com um commercial e para isso basta um único segundo com um plano de logotipo, os espectadores não vão mais querer passar adiante para os amigos.

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