quarta-feira, 18 de abril de 2007

Como lançar uma marca de sucos num país cheio de concorrentes



O que você faria se fosse lançar uma marca de sucos? Hummmm.... Provavelmente diria que seu suco é natural, mostraria muitas frutas fresquinhas, geladinhas, apetitosas nas embalagens. Mas, isso não é o que todo mundo faz? “Ah, mas se não for assim ninguém vende suco”. Bem, um sujeito chamado Tim resolveu lançar uma marca de sucos na Austrália. E na Austrália, as seções de sucos dos supermercados vivem abarrotadas de marcas. Se Tim dissesse que o suco dele era o mais natural...

A primeira coisa que Tim fez foi escolher o nome: Nudie, que lembra nudez no diminutivo (numa tradução direta seria algo como “nuzinho”), reforçando a promessa da marca de que o suco é puro, nele não se acrescenta nada. No website, um personagem chamado Tall Tim (Tim Grandão) oferece uma carta para os consumidores de Nudie:

Caro (coloque aqui o nome da sua merceria favorita)
Tive o prazer recentemente de experimentar Nudie – um novo tipo de suco sem nenhum aditivo (Sim, eu sei que você já ouviu isso antes sobre nenhum aditivo, mas o pessoal do Nudie realmente fala sério!)) Mas o motivo dessa carta é saber se você seria legal o bastante para pensar em passar a vender Nudie. Se você fizer isso, eu lhe seria eternamente grato e iria comprar pelo menos (coloque aqui a quantidade) Nudies toda semana! Para ter sua geladeira completamente abastecida com Nudie hoje (ou no próximo dia útil, se você está lendo isso depois do expediente) ligue agora para 1-800-GO-NUDIE. O pessoal da entrega está esperando....


O branding guru Martin Lindstrom explica: “Tim transformou seus canais de distribuição em canais de branding ao envolver os consumidores na ação”. E lembra também dos carros de Nudie, bonitinhos, pintados de roxo. “Tim conseguiu tratar cada canal de comunicação que se possa imaginar de uma maneira alternativa. O pequeno volume da verba dele provavelmente surpreenderia você”, afirma Lindstrom. O resultado? Nude hoje é um dos mais estrondosos sucessos de negócio da Austrália e uma das quatro marcas mais fortes daquele país.

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