quinta-feira, 26 de março de 2009

O site mais interativo do mundo


Será que os dias dos websites corporativos, da maneira como os conhecemos, estão com os dias contados?

Michelle Wohl, da Sprout (uma empresa especializada na criação de widgets, virais e outros artefatos interativos da Web) sugere, em artigo no site iMedia Connection, que sim. Ou que, na melhor das hipóteses, a forma como produzimos os websites tem que ser completamente repensada considerando o mundo da interatividade, o mundo da Web 2.0.

Para quem chegou agora: a Internet, quando começou, era como uma estrada cheia de placas, cada uma delas um website com informações sobre seu proprietário. O máximo que você poderia fazer era parar na estrada e ler a placa se aquilo o interessasse.

A Web de segunda geração (2.0) é como um grande corredor cheio de salas, onde você pode entrar, conversar, deixar fotos, filmes e até tomar posse de um pedaço de uma delas. É o que acontece no YouTube, por exemplo, cujo conteúdo é todo produzido pelo público. Ou no Orkut, em que cada um tem sua página para se relacionar com os amigos.

DEIXE QUE OS OUTROS FALEM
Hoje, as empresas que usam a Web de forma interativa normalmente mantêm blogs para interagir com seus públicos e/ou disponibilizam jogos e outros artefatos com esse objetivo.

Mas Michelle mostra o novo site da Skittles, marca de drops americana, para falar que já existem marcas que não falam nada de si mesmas, apenas deixam que os outros falem:
“Ao remover todo o entulho de que nós achamos que um website precisa e simplesmente colocando links para as páginas da marca nos sites de rede social, a Skittles está enviando uma mensagem poderosa: são os pensamentos e opiniões dos consumidores que dão forma à marca”.

É uma estratégia de marketing baseada na Web Social, nas redes de relacionamento. E, aparentemente está funcionando, já que Skittles tem aproximadamente 600 mil amigos no Facebook.

A MÁGICA DO ARCO-ÍRIS
Aliás, Skittles vem se reposicionando há bastante tempo, desde que entregou a conta para a BBDO, deixando para trás a falecida D'Arcy Masius Benton & Bowles. Na ocasião, os comerciais, mais do que falar em “saborear o arco-íris”, procuravam mostrar experiências com o arco-íris (Clique aqui para ver um dos comerciais).

É interessante notar que uma outra marca de drops conhecida dos brasileiros, a Mentos, virou um fenômeno de vendas porque a garotada descobriu, graças a alguns vídeos postados por dois alemães malucos na Web, que bastava misturar Mentos com Coca-Cola para provocar uma pequena explosão. Eles passaram a comprar mais Coca e Mentos só para fazer a experiência. E você, por que acha que as pessoas têm comprado os seus produtos?

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