sexta-feira, 6 de março de 2009

Dicas das ONGS conseguir espaço na imprensa


Você já percebeu como ONGs como Greenpeace são habilidosas em conseguir espaço na imprensa e repercussão para seus eventos? A revista Utne, voltada para a mídia alternativa, acaba de publicar um artigo do jornalista e ativista inglês Symon Hill cheio de preciosas dicas que, se são boas para as ONGs, são ótimas para qualquer profissional de comunicação. Veja aqui o artigo em inglês ou leia abaixo as 10 dicas devidamente traduzidas e livremente adaptadas para a nossa realidade.

1. Tenha uma mensagem clara.
Decida o que você quer dizer e repita isso de forma clara e objetiva. Não deixe as grandes frases se perderem no meio de coisa sem importância. Relacione a sua causa às preocupações do dia-a-dia. Por exemplo, se você defende ética nos negócios, demonstre que isso é financeiramente viável e bom para todo mundo. Se você falar calmamente e de um jeito que qualquer um entenda, idéias radicais podem parecer não apenas razoáveis mas até mesmo óbvias.

2 . Torne a imprensa uma prioridade.
Para ter sucesso nas campanhas de mobilização é preciso significa fazer do relacionamento com a imprensa uma prioridade. Muita gente organiza um evento e só depois pensar em avisar a mídia. Coloque a imprensa no centro do seu planejamento desde o começo.

3. Ofereça novidades.

Alguma coisa só é notícia se for novidade. Debate de ideias geralmente não é notícia, mas você pode fazer com que sejam. Quando a Universidade de Londres lutou pela ética nas relações comerciais , eles sabiam que não ganhariam as manchetes simplesmente repetindo os benefícios da ética. Por isso fizeram uma pesquisa que mostrou que os estudantes da Universidade de Londres estavam entre os mais entusiasmados consumidores de mercadorias produzidas de forma ética. Assim eles criaram uma notícia para a imprensa. Não se esqueça de usar a imaginação!

4. Organize bem o cronograma do evento
. Se você pretende sair numa revista semanal que fecha nas terças à tarde, não realize um evento na manhã de terça. Esteja onde os jornalistas estiverem, literal e metaforicamente. É difícil trazer jornalistas para um protesto na frente da sede de uma grande empresa, mas se o protesto coincidir com a grande reunião anual da empresa, os repórteres já estarão lá. Se você avisá-los com antecedência, vão procurar você para entrevistá-lo.

5. Fale com jornalistas.

Isso parece óbvio, mas nem sempre merece a devida importância. Envie releases sempre mas não confie só neles. Ligue para os jornalistas que receberam o release e seja bem objetivo e breve ao falar. Muitos simplesmente não estarão interessados. Mas pode ser que você encontre alguém que queira saber mais.

6. Construa relacionamentos.

Procure os jornalistas sempre que você tiver uma boa pauta, e fale especialmente com aqueles que tiverem se mostrado interessados anteriormente. Se você for objetivo e confiável e oferecer sempre bons assuntos, eles sempre vão ligar para ouvir você sobre um assunto ou outro. Um bom relacionamento com uns poucos jornalistas vale por milhares de press releases.

7. Escolha o canal certo. 
Quem você quer influenciar? Se você quer mudar a opinião pública local, a imprensa local, é claro, é imprescindível. Quando o grupo britânico People and Planet lançou a sua Declaração Verde da Educação, eles se dirigiram a publicações especializadas em educação. A notícia foi lida por menos pessoas do que se tivesse ido para a mídia de massa, mas ela atingiu os responsáveis pelas decisões com que a campanha queria falar.

8. Dê uma cara humana à notícia.
 Uma única morte é uma tragédia. Um milhão de mortes é uma estatística. Por exemplo, o grupo Disarm UCL é um grupo de estudantes da University College London que luta para acabar com os investimentos da UCL em armamentos. Eles descobriram um estudante da universidade chamado Richard Wilson que tinha escrito um livro sobre a morte de sua irmã, causada pelo tráfico de armas. Ao envolver Wilson na campanha eles humanizaram a história e com isso ficou mais difícil para seus adversários acusá-los de inexperientes e fora da realidade.

9. Ofereça uma boa foto.
 Uma grande imagem pode ajudar ou atrapalhar suas chances de uma boa cobertura. Os assuntos a ser fotografados precisam ser originais e significativos mas também precisam ilustrar bem a mensagem que você quer passar. Um bom exemplo são universitários com quepe de formatura fardados como soldados para ilustrar a influência militar nas universidades. Em fotos de protestos preocupe-se com o cenário de fundo. Se você vai fazer um protesto na frente de uma empresa ou loja assegure-se de que o nome da empresa apareça nas fotos. E não confie só nisso: arranje alguém bom com uma câmera e produza as fotos que interessam à sua causa..

10. Seja persistente.
O relacionamento com a mídia é difícil, principalmente quando você está começando. Mas não desista! Quanto mais você faz, mais contatos você adquire e mais cobertura você consegue. Envie press releases regularmente e informe o seu telefone. Isso tudo pode ser muito compensador quando você ver a cobertura da imprensa fazendo a diferença na sua campanha.

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