segunda-feira, 9 de março de 2009

Como Obama usou a Web 2.0 para tornar-se o homem mais poderoso do mundo - Parte 1


Como um líder comunitário negro, com sobrenome árabe (Hussein, o mesmo de Sadam) e sem apoio das grandes corporações pode tornar-se o homem mais poderoso do mundo e quais as lições ele tem para o pessoal de marketing?

O consultor de marketing Drew Neisser, fez um pequeno estudo sobre os segredos de Obama para chegar lá e entrevistou algumas empresas que seguiram métodos parecidos (Leia aqui o texto integral, em inglês).

Duas grandes lições saltam os olhos: o uso intensivo e eficiente da Internet (inclusive na arrecadação de dinheiro) e a uma causa poderosa o suficiente para arregimentar praticamente o mundo todo (muita gente sem cidadania americana escolheu Obama como candidato mundo afora).
“Obama estabeleceu um novo parâmetro para um candidato politico ao usar a Internet para construir um banco de dados de apoiadores e atraí-los para uma rede de troca de informação uns com os outros, levando seus discípulos a espalhar sua mensagem”, escreve Neisser.

E exemplifica:
"De uma maneira parecida, a Deloitte Touche recentemente estimulou seus empregados em todo o mundo a criar videos curtos mostrando o que a Deloitte significa para eles. O Deloitte Film Festival resultou em 370 videos, criados por empregados de todos os níveis da empresa, envolvendo mais de 1200 participantes. Essa iniciativa fortaleceu substancialmente a comunidade global da empresa. Veiculados no YouTube, os filmes apresentam a empresa a jovens candidatos ao emprego de uma forma única e relevante. "
Ao todo, Drew enumera as 10 lições de Obama para conquistar o mundo pela Internet, inclusive uma usada por uma empresa bem conhecida dos brasileiros (e principalmente dos mineiros), a Arcelor Mittal. Ao longo desta semana, o blog vai desenvolver e comentar as outras táticas de Obama analisadas por Drew Neisser. Fique ligado.

2 comentários:

  1. Acompanharei atentamente. É meu objeto de estudo prioritário, no momento. Abs! - Ricardo Alcântara

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  2. Muito!
    O OBAMA já faz parte de um dos Capítulos do meu novo livro de Marketing Eleitoral.
    Aguardo mais notícias.
    Sucesso.
    Kátia Drummond.

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